terça-feira, 1 de setembro de 2009

Falando sobre algumas características da linguagem

A linguagem está relacionada a determinados ambientes, tanto a um ambiente de estudo como em nossa própria casa, na rua no serviço etc. A linguagem varia conforme o convívio em que estamos interagindo, fazendo que tenha uma conotação diferenciada do português correto. Se observarmos pessoas mais idosas, com baixo índice de estudo, logo observamos que ela possuem um linguajar na pronúncia de algumas palavras diferenciado do que seria o correto .
Isso não quer dizer essas pessoas falam errado, mais sim possuem uma relação de palavras em seu vocabulário diferenciada, que pode ter influência por cultura e convívio com as demais pessoas “convivência ao meio em que interage”. Muitas pessoas, quando ouvem um amigo ,vizinho, avó , avô, parentes falando, pronunciando palavras com este aspecto, debocham cometendo um preconceito Iinguístico que é o deboche, a sátira ou não -tolerância em relação ao modo de falar das pessoas.
No Brasil convencionou-se que o português falado deve ser o mesmo que o português escrito, portanto logo podemos perceber que entre a língua falada e a língua escrita são coisas totalmente diferenciadas, pois a pronúncia de alguma palavra varia conforme as características de cada grupo de uma determinada região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário